Resumo
Texto 6
Se fosse possível designar um verbo para caracterizar a necessidade, esse verbo poderia ser precisar. Isto significa que a necessidade tem a ver com sobrevivência: existe por uma exigência biológica. Por exemplo, se uma pessoa não come, morre.
Portanto, as necessidades, além de serem poucas, não são criadas pela sociedade ou por qualquer organização. Por conseqüência, não caberia à prática do marketing criar qualquer necessidade.
-O desejo, por sua vez, é uma carência pela satisfação específica de atender às necessidades. É um querer muito forte, uma vontade, a aspiração a algo. Os desejos podem ser despertados. São muitos e podem ser moldados e remoldados pelas instituições sociais. Se fosse possível utilizar um verbo para caracterizar o desejo, este verbo poderia ser o verbo querer.
Descobrindo o que os clientes querem
O melhor modo de se descobrir o que querem os clientes de uma organização é perguntando a eles. Talvez por isso a atividade de pesquisa de marketing tenha se intensificado tanto nos últimos anos: quanto mais se sabe sobre os clientes, maior o diferencial competitivo da organização.
-O marketing de relacionamento é, na verdade, uma nova filosofia de administração organizacional baseada na aceitação da orientação para o cliente e para o lucro por parte de toda a organização e no reconhecimento de que devem ser buscadas novas formas de comunicação para estabelecer um relacionamento profundo e duradouro com os clientes
- Na prática do marketing, a principal fonte de informação é o consumidor, portanto os executivos devem consultá-lo para obter a informação sob a ótica do consumidor. Em caso contrário, provavelmente haveria um prejuízo para a aplicação do conceito de marketing.
- Para que a prática do marketing possa ser exercida em sua plenitude, não se pode prescindir do insumo importante que é a informação. Isto por que só há uma forma de se obter diferencial competitivo: obtendo informação a respeito dos