POBREZA NO BRASIL CONTEMPORANEO E FORMAS DE SEU ENFRENTAMENTO

2353 palavras 10 páginas
Quixeramobim
2013

SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
POBREZA NO BRASIL CONTEMPORANEO E FORMAS DE SEU ENFRENTAMENTO 4

INTRODUÇÃO
O presente ensaio possui o objetivo de ampliar os conhecimentos a respeito da organização dos processos de trabalho no Serviço Social, para atender a este disposto, a utilização de dados estatísticos e indicadores sociais foi de suma importância na compreensão dos problemas sociais no Brasil, bem como o entendimento sobre comunicação social e pesquisa cientifica.
O texto em estudo refere-se a Pobreza no Brasil contemporâneo e formas de enfrentamento da autora Maria Carmelita Yazbek, publicado em junho de 2012. O artigo levanta questões a respeito do objetivo e metologia utilizados pela autora, bem como os dados estatísticos do Programa Bolsa Familia.
As estatísticas e os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e outros órgãos públicos dificilmente atenderão todas as necessidades informacionais requeridas para o monitoramento e avaliação de programas públicos mais específicos. Assim, é necessário, quando da formulação dos programas, prever a organização de procedimentos de coleta e tratamento de informações específicas e confiáveis em todas as fases do ciclo de implementação, que possam permitir a construção de indicadores de monitoramento desejados.
Os processos de trabalho do Serviço Social no programas e políticas são enfoques das atribuições dos profissionais e os devidos instrumentos que devem ser utilizados durante os atendimentos. Outro fator relevante diz respeito a comunicação social (popular e comunitária), o qual evidencia um veiculo capaz de promover mudanças estratégicas nos diversos setores das instituições, bem como na vida em sociedade.
Compreendemos que a linguagem (fala/escrita) é utilizada como um meio eficiente de comunicação pelo qual o ser humano

Relacionados