resumo
Autores:Sun Tzu adaptações e Prefácio de James Clavell
UNIFOR-Universidade de Fortaleza
Palavras-chave:guerra,inimigo,general,território,soldados
A guerra é de importancia vital para o Estado.O chefe representa a coragem,sinceridade.Existe método e disciplina e sempre demonstrar ao inimigo o contrário que ele pensa.O general que perde uma batalha conduz pouco cálculos e o que ganha fez por merecer,estudou a batalha.
Numa guerra verdadeira ,se a vitoria custa a chegar ,as armas e soldados se tornam pesadas e a fraquece e o cansaço os consome.Não há vantagem em uma guerra longa o tempo é um valor precioso.Os mantimentos precisam ser suficiente para as necessidade.Um general esperto estabelece um ponto de reabastecimento por saque no território inimigo,quando se toma um bem do inimigo deve ser dado uma recompensa aos que primeiro tomaram,as bandeiras devem ser substituidas pelas do inimigo.Os soldados capturados devem ser mantidos com bondade,usando o inimigo aprisionado para aumentar o ego e força.Na guerra o grande objetivo é a vitória.
A glória de uma guerra é quebrar a resiencia do inimigo sem lutar,tomar o território inimigo sem destruir e sem aniquilar um regime. A perfeita forma de comandar é impedir as ações, comandar uma batalha no próprio territorio é a pior das politicas pois, para reconstruir tudo de novo precisara de tempo e o general ,incapaz de conter as emoções quererá atirar os seus homens tendo como resultado o assasinato de milhares de homens.O chefe habilidoso conquista tropas inimigas sem luta;toma território;derrota o território em tempo curto sem perca de soldados chamado de metodo espada embainhada.
Os melhores são aqueles que colocam fora a possibilidade de derrota e esperam a oportunidade da vitória.O verdadeiro mérito é planejar secretamente.
Para garantir que toda a tropa possa suportar o ataque inimigo é permacer firme.A forma direta significa cordenar a batalha,indireta é necessário para vitoria.Procura o