diversidade
A diversidade é uma das características do Brasil que surgiu da combinação de mais de uma composição étnica, no entanto, falar em diversidade é considerar que pessoas diferentes sejam consideradas como iguais, sem distinção de gênero, crença, cor, raça e padrão social, dentre deste aspecto entra em cena a discriminação que é o tratamento desigual de indivíduos com iguais características baseado no grupo, classe ou categoria social a que eles pertencem e constitui-se num evidente desvio do ideal de igualdade e de oportunidade. Consequentemente a discriminação será sempre uma fonte de preocupação social, com efeitos prejudiciais sobre o nível de bem-estar da sociedade. A introdução da discriminação na economia e o impacto sobre o grau de desigualdade é aumentada paulatinamente e, se na economia sem discriminação todos os indivíduos recebem a mesma renda, o surgimento da discriminação seguramente leva a um aumento no grau de desigualdades em seus diferentes níveis. Este, no entanto, não é necessariamente o efeito da discriminação que aflige o social e o cultural.
2 DESENVOLVIMENTO
O tema diversidade, logo nos remete a uma infinita quantidade de contra-sensos, opiniões e realidades construídas por uma vasta linha do tempo, por povos, indivíduos e pensamentos diferentes, mas que de modo geral contribuíram para perdurar um ideologismo, muitas das vezes, excludente e mistificador.
Entretanto, o ponto fundamental é analisar como fazer para que se possa construir uma sociedade onde não haja delimitações entre minorias e maiorias e até mesmo problematizar quem realmente são as minorias e quem pertence à maioria.
Assim, falar em diversidade é analisar que pessoas diferentes, com costumes, crenças, culturas e situações sociais controversas possuem uma coisa em comum, são seres humanos, entretanto todos estes elementos surgem com diversas discussões na escola e na sala de aula.
Vale ressaltar que, cada indivíduo possui uma identidade fruto do acúmulo de