Resumo
Início dos “tempos modernos ”
A partir do século XV começaram a se alterar os conceitos que os europeus tinham sobre o mundo , as mudanças ocorridas foram tão importantes que se viu nelas o anúncio de uma nova era na história da humanidade : “os tempos modernos ”
Mas quais foram essas mudanças, afinal ? Foram muitas , de várias ordens ,e não aconteceram todas ao mesmo tempo .
A expansão da atividade comercial e das cidades foi sem dúvida um dos principais prenúncios da nova era .
A redescoberta da Antiguidade e a releitura do pensamento greco- romano empreendidas pelos chamados humanistas os levaram a acreditar que Deus havia colocado o ser humano no centro do universo.
As realizações renascentistas nos campos da pintura, escultura , arquitetura , letras e filosofia abriram uma alternativa ao pensamento religioso , até então dominante , como forma de conhecer , interpretar e transformar o mundo .
- A divulgação das novas ideias foi beneficiada pela invenção da imprensa por Gutenberg. (c.1394- 1468) em meados do século XV . Foi também por essa época que a ciência moderna começou a se constituir, através do que foi chamado de Revolução Cientifica
Nicolau Copérnico propôs a teoria “ heliocêntrica” , afirmando que os planetas giravam em torno do sol . Antes dele , a interpretação da Igreja Católica , segundo a qual o sol girava ao redor da Terra, era a única aceita . A Igreja reagiu ás novas ideias , mas não conseguiu diminuir seu impacto sobre as novas gerações cientificas .
Outra mudança ocorrida no inicio dos “tempos modernos” foi a ampliação dos horizontes geográficos dos europeus , com a conquista de novos mares e novos continentes que levou á descoberta de novas fontes de riqueza . Como era antes ? Como era a vida dos europeus no período anterior ? Como as pessoas se ocupavam , como se relacionavam, quem detinha o poder , que força, afinal , tinha a Igreja