Resumo
Por Rosangela Gomes de Souza/Rosana da Silva Gomes
A descrição por assuntos dos documentos em catálogos de biblioteca, realizada por catalogadores, é o principal mecanismo de ligação entre autores e leitores.
Os catálogos são equivalentes às bases de dados. Nesse sentido catálogos são instrumentos plurifuncionais com possibilidade de acesso múltiplo cuja forma de representação documentária está organizada em metadados.
Exemplo: Catálogos on line, denominados pela literatura internacional como OPAC (Online Public Access Catalog), que estão disponíveis na web para qualquer pessoa, essa disponibilidade torna possível a avaliação constante e um continuo aprimoramento de interfaces de busca, de seleção de conteúdos e tratamento para futura recuperação.
A indexação de assunto (representação temática) é muito mais importante para o bom desempenho dos catálogos on-line, garantem a especificidade, precisão, revocação e exaustividade da recuperação de informação.
O avanço da tecnologia facilitou às bibliotecas a conversão retrospectiva de catálogos manuais em catálogos automatizados mediante cópia de registros catalográficos em formato legível por computadores, elaborados por outra biblioteca.
A conversão retrospectiva de registro bibliográfico e a catalogação cooperativa é importante, pois agilizam a mudança dos catálogos locais para servidores remotos acessíveis on-line. Mas é preciso pensar nos efeitos que essas soluções causaram no processo de indexação na catalogação e, em consequência, na recuperação por assuntos.
Tratamento temático = recuperação conforme os objetivos de busca do usuário, utilizando os processos de indexação, catalogação de assunto, classificação e elaboração de resumos considerados processo de