Resumo
RESUMO
Definições
Os calçados em geral têm a sua função prática que é calçar e proteger fisicamente o pé do usuário, mas, além disso, representam simbolicamente e esteticamente a personalidade, o jeito, o gosto de quem utiliza. É ai que entra o design, a ergonomia, a usabilidade e a antropometria, que são áreas envolvidas na contribuição dessa caracterização usual, assim, satisfazendo as necessidades de cada individuo.
O design produz realidades materiais, que passam por um processo de adaptação dos produtos de uso que preenchem funções comunicativas transformando um produto passível de fabricação em idéias que satisfaçam necessidades físicas e psíquicas dos usuários. A esse processo associa-se a ergonomia.
A ergonomia estuda e avalia a relação do homem com o trabalho e os elementos envolvidos, visando melhorar o bem-estar das pessoas, em determinadas situações e atividades. A essa relação entre homem e os objetos de uso, dar-se o nome de usabilidade.
A usabilidade significa facilidade quanto ao entendimento e utilização do produto para aquilo que ele é proposto, comodidade e conforto, visando à eficiência e efetividade do mesmo.
O design ergonômico tem como fator principal para elaboração de projetos ou produtos, o ser humano, preocupando-se de forma geral com o seu bem-estar. Daí destaca-se a antropometria.
A antropometria é um conjunto de técnicas que se fundamentam no estudo das dimensões humanas em relação às diversas partes do corpo e diferentes medidas estabelecendo suas diferenças e proporções entre indivíduos e grupos e sua influência no projeto do entorno habitável.
Essas áreas auxiliam na compreensão das necessidades das usuárias de calçados femininos, onde os aspectos psicossociais são compreendidos pela caracterização da moda.
Moda
Moda consiste nas mudanças sociais, econômicas, ambientais, estéticas,