Resumo : “A estrutura da dependência” Theotonio dos Santos
O que é dependência:
-Por dependência podemos entender como uma situação em que a economia de certos países estão condicionados pelo desenvolvimento e pela expansão de outra economia.
-Interdependência entre duas ou mais economias assumem a forma de dependência quando alguns países podem se expandir e ser autosustentáveis enquanto outros países, que são os dependentes só podem se expandir como um reflexo do crescimento dos países dominates.
-A tradição marxista, a teoria do imperialismo foi desenvolvida como um estudo do processo de expansão dos centros imperialistas e sua dominação mundial. -Embora a teoria do desenvolvimento capitalista admite a existência de uma dependência externa, ela é incapaz de perceber o subdesenvolvimento da maneira como a presente teoria o compreende, que se daria como uma conseqüência e como uma parte do processo de expansão global do capitalismo – parte necessária e intrinsecamente vinculada à esse processo.
-As relações do mercado mundial são desiguais e combinadas. São desiguais porque o desenvolvimento de algumas partes do sistema ocorrem às custas de outras partes.
-As relações comerciais baseiam-se no controle monopolítico do mercado, que leva à transferência do excedente gerado nos países dominantes.
Baseiam-se em empréstimos e exportação de capital, o que permite os países dominantes receberem juros e lucros, o que aumenta o seu excedente doméstico e fortalece o seu controle sobre as economias de outros países.
-Os países dependentes necessitam criar um excedente para poder manter as relações desvantajosas com os países dominantes. E isso não criado a partir da geração de tecnologias e sim pela super exploração da força de trabalho. O que resulta em uma limitação do desenvolvimento do seu mercado interno e de sua capacidade técnica e cultural, bem como da saúde moral e física de sua população. Isso se denomina desenvolvimento
combinado,