Redução sociologica
ISSN 1676 - 7640 www2.uerj.br/~intellectus Desenvolvimento: uma perspectiva brasileira
Rodrigo Loureiro Medeiros
Doutorando Coppe/UFRJ.
Resumo: Aborda a temática do desenvolvimento nacional a partir de uma releitura do livro ‘A redução sociológica’ de Guerreiro Ramos, enfatizando não apensa as questões do crescimento econômico, mas, sobretudo, o desafio da formação da consciência crítica das massas e a elaboração de caminhos democráticos consensualmente acordados.
Palavras-chave: redução sociológica; desenvolvimento nacional; consciência crítica; caminhos democráticos. Abstract: This paper deals with the thematic of the development derived from the relecture from the book ‘A redução sociológica’ by Guerreiro Ramos. In this perspective, national development deals not only with the economic growth, but also with the formation of a critic conscience of the people and the elaboration of democratic ways agreeded.
Keywords: redução sociológica; national development; critical conscience; democratic ways.
1
Revista Intellectus / Ano 02 Vol. II - 2003
ISSN 1676 - 7640 www2.uerj.br/~intellectus "Em nenhum momento de nossa história foi tão grande a distância entre o que somos e o que esperávamos ser".
Celso Furtado. O longo amanhecer: reflexões sobre a formação do Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
1. Introdução
Discutir o tema desenvolvimento nunca foi uma tarefa simples no Brasil. Desde os calorosos debates entre Celso Furtado e Eugênio Gudin na década de 1950, este tema tem sido alvo de polêmicas entre progressistas e conservadores. No entanto, houve épocas em que a temática do desenvolvimento ganhou os corações e as mentes das massas: o governo democrático de Juscelino Kubitschek (1956-1961), que soube elevar a auto-estima nacional ao nível dos desafios da época, é um exemplo de sinergia gerada entre os setores públicos e privados da vida nacional.
A eleição