Resumo “Ritos Corporais entre os Nacirema”
“Ritos Corporais entre os Nacirema” – Horace MINER – Crônica
- Professor Linton, em 1936.
- o que é: um grupo norte-americano que vive no território entre os Cree do Canadá, os Yaqui e os Tarahumare do México, e os Carib e Arawak das Antilhas. a tradição relate que vieram do leste.
- Mitologia: um herói cultural, Notgnihsaw, deu origem à sua nação; ele é, por outro lado, conhecido por duas façanhas de força: ter atirado um colar de conchas, usado pelos Nacirema como dinheiro, através do rio Po- To- Mac e ter derrubado uma cerejeira na qual residiria o Espírito da Verdade.
- Caracteristica: caracteriza-se por uma economia de mercado altamente desenvolvida, uma considerável porção do dia são dispensados em atividades rituais. O foco destas atividades é o corpo humano, cuja aparência e saúde surgem como o interesse dominante no ethos deste povo, seus aspectos cerimoniais e a filosofia a eles associadas são singulares.
- crença fundamental: a de que o corpo humano é repugnante e que sua tendência natural é para a debilidade e a doença. a única esperança do homem é desviar estas características através do uso das poderosas influências do ritual e do cerimonial.
- Hierarquia: indivíduos mais poderosos têm muitos santuários em suas casas e, , a alusão à opulência de uma casa, muito frequentemente, é feita em termos do número de tais centros rituais que possua. mais ricas têm paredes de pedra. As famílias mais pobres imitam as ricas, aplicando placas de cerâmica às paredes.
- Cerimonias secretas: Embora cada família tenha pelo menos um de tais santuários, os rituais a eles associados não são cerimônias familiares, mas sim cerimônias privadas e secretas. Os ritos, normalmente, são discutidos apenas com as crianças.
- Santuário: O ponto focal do santuário é uma caixa ou cofre embutido na parede. Neste cofre são guardados os inúmeros encantamentos e poções mágicas sem os quais nenhum nativo acredita que poderia viver.