Organização de projetos
1. Módulo I
1.1 Introdução – Breve resumo
O processo de Monitoramento e Controle tem como principal objetivo verificar que as metas do projeto estão sendo atingidas pro meio de: o acompanhamento das medições de progresso de um projeto, a verificação dos desvios comparando com o que foi planejado, e a análise do resultado da implementação das ações corretivas e preventivas. O monitoramento e controle de um projeto deve ser um processo simples, contínuo e adequado com a necessidade, devendo estar integrado com as outras áreas de conhecimento da gestão de projetos, demonstrar uma ótima relação custo/benefício, ser comprometido com a periodicidade dos relatórios de status, permitindo que as ações pertinentes sejam tomadas, sendo suficientemente flexível para acompanhar a velocidade das mudanças no ambiente de projetos, e prover de informação com o nível de precisão requerida, para todos os envolvidos no projeto. O Grupo de processos de monitoramento e controle inclui os seguintes processos de gerenciamento de projetos: - Monitorar e controlar o trabalho do projeto:
Através da análise dos relatórios de desempenho do escopo, tempo, custo, qualidade, recursos e riscos é possível realizar o monitoramento e controle do projeto, verificando seu nível de aderência com o planejamento. - Realizar o controle integrado de mudanças:
Significa a verificação e avaliação de todas as solicitações de mudanças, a aprovação das mesmas e a incidência no plano de gerenciamento do projeto. - Verificar o escopo:
Consiste no processo de aceitação das entregas previstas no projeto e sua correspondente formalização. - Controlar o escopo:
Consiste no acompanhamento do desenvolvimento do escopo, do produto do projeto e das mudanças que foram efetuadas no prazo e no custo planejados. - Controlar o cronograma:
Consiste no acompanhamento do desenvolvimento das atividades ao longo do tempo do projeto, realizando as atualizações relacionadas com as