Resumo - Ética e Responsabilidade Corporativa
Introdução. Walmart – desde 2005 – planejamento e execução de estratégia de susten-tabilidade que abrange o uso de fontes renováveis de energia, a redução de seus dejetos e a venda de produtos sustentáveis; lojas energicamente eficientes e outras adaptadas; sacolas reutilizáveis feitas de materiais reciclados. A empresa diz que o programa já poupa dinheiro e recursos e projeta que irá poupar bilhões ao longo do tempo.
É uma questão importante.
Pouco mais da metade dos entrevistados nos EUA disse confiar nas empresas e menos do que um quarto disse confiar em seus presidentes executivos. Apenas 31% disseram confiar no seu CEO. Quando as empresas se comportam mal, não são os altos executivos, mas os quadros gerais que sofrem mais.
Todas as organizações estão sujeitas a tentações. Mais de um terço dos adultos dos EUA afirmou ter observado conduta antiética no ambiente de trabalho. Cerca de 1 em 5 disse ter visto abuso ou intimidação de funcionários, mentiras contadas aos funcionários, aos clientes, aos fornecedores ou ao público, ou situações em que os funcionários colocaram os próprios interesses à frente dos da empresa. Outra pesquisa diz que a principal justifi-cativa dada para o comportamento antiético era “pressão para atingir metas e prazos pouco realistas”.
É uma questão pessoal.
Quase todos nós pensamos ser bons gestores, éticos e livres de viés. Mas o fato é que a maioria das pessoas tem vieses inconscientes que favorecem a si e ao grupo a que per-tence. Os gestores frequentemente contratam pessoas parecidas com eles, pensam ser imunes a conflitos de interesses, assumem crédito maior do que o merecido e, quando parte da culpa é deles, culpam os outros.
Em um nível básico, todos podemos levantar argumentos éticos contra a mentira e a favor da honestidade. As pessoas muitas vezes mentem ou cometem outras transgressões éticas sem pensar bem, sem perceber toda a gama de consequências pessoais negativas