Etica
Resumo
Este capitulo procura discutir as noções de ética, valores morais e culturais em relação ao conceito de responsabilidade social corporativa. A partir disso, procura-se oferecer algumas indicações sobre como se pode pensar a responsabilidade social corporativa tomando a ética como ponto de partida.
Essa reflexões levam à discussão sobre as especificidades de responsabilidade social corporativa no terceiro milênio e na era da globalização, época em que ser socialmente responsável no negócios vem se tomando imprescindível para as empresas.
Introdução
Muito se tem falado nas responsabilidade da empresa perante seus funcionário, acionista, cliente, enfim, todos os stakcholders tomando nos sentido mais geral possível do termo, o que englobaria, no limite, a sociedade como um todo e até o mundo, hoje cada vez mais globalizado. A preocupação com princípio ético, valores morais e um conceito abrangente de cultura é necessária para que se estabeleçam critérios e parâmetros adequados para atividade empresariais socialmente responsáveis.
Especificamente na área de ética e responsabilidade social, há muitos trabalhos interessantes que mostram preocupação com a cultura. Em administração, vários autores também estão se voltando, com frequência, para esse mesmo temas. Em comum entre essas duas vertentes da literatura aca acadêmica ha um reconhecimento de que ética, cultura e valores morais são inseparáveis de qualquer noção de responsabilidade empresarial. Afinal, 0 próprio fato de se considerar que uma organização tem determinadas responsabilidades para com seus interlocutores necessariamente envolve uma elaboração ética e vice-versa: qualquer reflexão sobre ética sempre tem em mente as responsabilidades percebi das como intrínsecas as organizações.
Ética, moral e responsabilidade Social