Resumo o
História do Direito
Titulo do Texto: A origem da civilização
RESUMO
As principais características das sociedades humanas antes das civilizações eram as seguintes: 1) número reduzido de membros; 2) baixa complexibilidade social e ausência de grupos de interesse massivo; e 3) valorização do meio ambiente, cuja instabilidade não era temida ou tratada como fator a ser dominado, mas respeitado.
Nesse tipo de sociedade, em que o homem centralizava o poder, a mulher representava o elo que unia os membros da tribo, exercendo o papel de conciliadora nos conflitos internos.
No tocante à subsistência, por muito tempo prevaleceu a atividade de coleta. Foi somente com as grandes transformações ambientais ocorridas durante a última glaciação que a caça passou a predominar. O aumento da caça obrigou os grupos a adotarem um tipo de linguagem específica para essa ação, com ações coordenadas por meio de sinais objetivos (sonoros ou gestuais), diferente da anteriormente utilizada, que visava o cotidiano das tribos (reconhecimento de plantas, lugares, animais, condições climáticas, perigos, etc). Tudo isso começou a exigir o desenvolvimento de uma linguagem lógica, que levaria à uniformidade de pensamento.
Com o início da agricultura expansiva, o Homem passou a aplicar o modo lógico de pensar para a organização das tribos, criando-se, assim, o conceito de propriedade produtora. Com isso, deixou de existir o ciclo de provisão natural, pois havia aprendido como trabalhar a terra e a produzir o que queria e na quantidade necessária de forma que não existissem mais períodos de fartura e de fome. Tais atividades eram organizadas e realizadas quase que exclusivamente pelo sexo masculino.
Não demorou muito tempo para que se chegasse a conclusão de que a mulher era mais um recurso a ser conquistado e explorado, mais um animal para ser domesticado. Este é o ponto chave, pois é onde o conceito de propriedade produtora é