Resumo O que é sociologia capítulo 1
Podemos entender a Sociologia como uma das manifestações do pensamento moderno.
Seu surgimento ocorreu em um momento histórico no qual a desagregação da sociedade feudal estava em seus derradeiros momentos e da consolidação da sociedade capitalista.
A Sociologia surgiu para explicar os moldes da sociedade capitalista recém surgida (1830) após a dupla revolução (Francesa e Industrial), a revolução não foi marcada somente pela instauração da máquina a vapor mas também por uma nova forma de organização social, os capitalistas tinham o poder de transformar grandes massas de pessoas em simples trabalhadores despossuídos.
Nessa época se formavam as chamada cidades industriais, locais onde o caos era constante e a maioria dos trabalhadores morava, eram locais construídos sem planejamento e o mínimo de infraestrutura, faltavam moradias, entre muitas outras coisas. Nessa época era comum as fábricas terem como empregados mulheres e crianças pois esses tinham um salário menor.
Um dos fatores de maior importância na revolução industrial foi o aparecimento do proletariado.
Os pobres pararam de confrontar os ricos e a classe operaria era quem fazia isso visando reivindicar os seus direitos.
Os precursores da sociologia foram recrutados entre militantes políticos, entre indivíduos que participavam e se envolviam profundamente com os problemas de suas sociedades.
A sociologia constitui em certa medida uma resposta intelectual às novas situações colocadas pela revolução industrial.
A sociologia propunha a instauração do método cientifico para explicar os fenômenos naturais.
Nesse contexto na França surgiram os Iluministas, grupo de pessoas que tentavam instituir o método cientifico como principal instrumento para o estudo não só da natureza como da sociedade. Partiram de ideias de pensadores do século 17 pra tal, como Descartes, Bacon, Hobbes, etc,
O objetivo dos iluministas, ao