Resumo capítulos 1 e 3 "sociologia" - giddens
SOCIOLOGIA - GIDDENS
• Todos os sociólogos estudados a seguir tinham a mesma intenção: procuravam entender a natureza e as causas da mudança social de sua época estudando a história da humanidade.
Capítulo 1
• PRIMEIROS TEÓRICOS:
O cenário que dá origem à sociologia foi a série de mudanças radicais introduzidas pelas "duas grandes revoluções" da Europa dos séculos XVIII e XIX. A primeira revolução foi a Francesa, em 1789 e a segunda começou na Grã-Bretanha, no final do século XVIII, a Revolução Industrial, o amplo espectro de transformações sociais e econômicas que cercaram o desenvolvimento de inovações tecnológicas, como a energia e a máquina a vapor. O surgimento da indústria levou a uma enorme migração de camponeses da terra para as fábricas e para o trabalho industrial, causando uma rápida expansão de áreas urbanas e introduzindo novas formas de relações sociais; isso mudou dramaticamente a face do mundo social, incluindo muitos de nossos hábitos pessoais. Os pioneiros da sociologia foram apanhados pelos acontecimentos que cercaram essas revoluções e tentaram compreender sua emergência e consequências potenciais. Os tipos de questões que esses pensadores tentavam responder no século XIX eram o que é a natureza humana? Como as sociedades mudam? Por que elas são assim?, etc.
Augusto Comte: confere-se geralmente particular proeminência ao autor francês Augusto Comte (1798 - 1857), porque foi sobretudo o inventor da palavra "sociologia". A Revolução Francesa introduzira mudanças significativas na sociedade e o crescimento da industrialização estava alterando a vida tradicional da população francesa. Comte buscou criar uma ciência da sociedade que pudesse explicar as leis do mundo social da mesma forma que a ciência natural explicava o funcionamento do mundo físico. Da mesma forma que a descoberta de leis no mundo natural nos permite controlar e predizer acontecimentos ao nosso redor, desvendar as leis que governam a sociedade humana poderia nos