Resumo o que é questão agraria
Resumo
O que é Questão Agrária
José Graziano da Silva
Ana Carolina Ferreira Bernardes
Uberlândia - Minas Gerais
2012
O Desenvolvimento Recente da Agricultura Brasileira
Com a industrialização da agricultura, as limitações impostas pela Natureza à produção agropecuária vão sendo gradativamente superadas. Se fosse fácil fabricar novas terras, pouca importância teria a forma de apropriação dos solos criados pela Natureza, quer dizer, dos solos não fabricados. O sistema capitalista procura superar a barreira da limitação dos solos disponíveis fabricando as terras necessárias através da utilização de tecnologias por ele desenvolvidas. O inicio da colonização do território brasileiro se fez com a doação de grandes extensões de terras particulares. Denominadas de sesmarias. Todas as atividades produtivas da colônia giravam em torno da agricultura e do comercio, praticamente não havendo indústrias. A exportação da produção aliada à importação de escravos, é que garantia a lucratividade dos capitais comerciais metropolitanos. Aí esta a origem da pequena produção no Brasil e sua estreita ligação com a produção de alimentos.
Na maioria das vezes essa produção era feita também por pequenos agricultores, que pagavam uma renda ao proprietário, pela utilização das suas terras. Por exemplo, quando o preço do açúcar (e mais tarde do café) subia no mercado mundial, todas as terras e os escravos eram utilizados para expandir a sua produção, diminuindo assim a produção de alimentos.
No inicio do século XIX, a extinção do regime de sesmarias, aliada a ausência de outra legislação regulando a posse das terras devolutas, provoca uma rápida expansão dos sítios desses pequenos produtores. Em meados desse mesmo século. Começou a declinar o regime escravocrata. Sob pressão da Inglaterra - agora interessada num mercado comprador para seus produtos manufaturados, e não apenas interessada em vender escravos - o Brasil proíbe o tráfico