FIchamento Sobre Questão Agrária
Introdução
Em resumo, a produção se torna mais intensiva sob o controle do capital. (Graziano da Silva, José. O que é questão agrária, p.6 )
A herança histórica
O início da colonização brasileira se fez com a doação de grandes extensões de terras particulares. Denominadas de sesmarias. Daí surgiram os latifúndios escravistas. (Graziano da Silva, José. O que é questão agrária, p.9 )
A exportação da produção, aliada à importação de escravos, é que garantia a lucratividade dos capitais comerciais metropolitanos. (p.10)
É sintomático que nesse mesmo ano se crie uma nova legislação definindo o acesso à propriedade, a Lei de Terras, criavam se as bases para a organização de um mercado de trabalho livre para substituir o sistema escravista. (p.10)
O inicio da colonização do território brasileiro se fez com a doação de grandes extensões de terras particulares. Surgiram os latifundiários escravistas, daí a existência de um rentável mercado de tráfico de escravos. O latifúndio escravista produzia para exportar, essa era a sua finalidade básica. A exportação da produção, aliada à importação de escravos, é que garantia a lucratividade das capitais comerciais metropolitanos. (p.10)
Mas quando a mão de obra se torna formalmente livre, todas as terras têm que ser escravizadas pelo regime de propriedade privada. Quer dizer que se houvesse homem “livre”com terra “livre”, ninguém iria ser trabalhador dos latifúndios. (p. 10)
Após 1888, começa a se consolidar no país um segmento formado por pequenas fábricas de chapéus, de louças, de fiação e tecelagem, etc. essas indústrias servem para fortalecer e consolidar vários centros urbanos que antes eram puramente administrativos, (p.11)
No início dos anos sessenta, que corresponde ao final da fase de industrialização pesada no Brasil, instalam se no país as fábricas de máquinas e insumos agrícolas. Assim, por exemplo, são implantadas indústrias de tratores e equipamentos agrícolas. (p.11)
O Diagnóstico