caracteríticas de lucíola
958 palavras
4 páginas
CARACTERÍSTICAS DOS PERSONAGENS EMÍLIA - A diva de G.M., é a porta-voz das emoções humanas em estado bruto, sem a contaminação social que rejeitava convicções que não fossem adequadas e educava para a conveniência. Uma beleza quase etérea como o seria a de uma deusa do Olimpo, mas também como uma diva era dada à impulsividade e sem limitações em seus arroubos.
CARACTERÍSTICA PSICOLÓGICAS: Da mesma maneira que Emília era jovem doce e compassiva, era rebelde, mal educada e voluntariosa. Ao mesmo tempo em que geria bem a casa e era cortejada nos salões, não se preocupava com a maledicência e se encantava com a natureza como uma menina aventureira. .
AUGUSTO - O doutor, é o médico que, com Emília - a menina ingrata- protagoniza o livro. Não corrompido nos costumes mas distante de ser uma alma pura, tem sentimentos mais elaborados, é um jovem cujas mágoas o levam ao ressentimento e à retaliação. Se sua via de expressão é a da veneração (à Emília, à profissão) talvez esteja oculto o desejo íntimo de ser ele o venerado. Apropriado e talvez intencional o nome Augusto que, em latim significa "O venerado", "O sublime", "O máximo.
AUGUSTO ( análise psicológica ) é personagem plano, mas subtende-se alguns traços psicológicos não explícitos na obra.
PERSONAGENS SECUNDÁRIOS
Os demais personagens, praticamente pinceladas no quadro que Alencar pinta, realizando uma representação crítica da sociedade da época, de forma descritiva e detalhista. Sobre o pai de Emília, Sr. Duarte, diz Augusto Amaral, o narrador-personagem: “representa na família um papel importante pela sua nulidade, é negociante; trabalhou toda a vida para enriquecer; depois de rico só vive para ser milionário. Essa febre nele não é ambição, mas destino. Quer a riqueza para seus filhos, parentes e amigos; para ele conserva a antiga mediocridade. Nunca até hoje o Sr. Duarte admitiu a menor alteração em seu sistema de vida, e nos hábitos do homem pobre e laborioso, que fora.” A tia e a prima de Emília