Constante elastica da mola
Física II
“Sistema Massa Mola”
Engenharia de Produção 3.º semestre
Março / 2013
Índice: Pagina
Introdução 2
Objetivo 3
Materiais utilizados 4
Resultados 5
Conclusão 6
Bibliografia 7
Introdução:
De acordo com a experiência em laboratório, este relatório trata de achar a constante elástica da mola no método dinâmico e no método estático.
No método dinâmico deve-se dependurar uma massa no extremo da mola, presa no suporte por sua parte superior. Marque uma referencia (Xo), para cronometrar 10 oscilações completas. O período é então calculado da seguinte forma: P = Tm / 10, sendo Tm (tempo médio de cada oscilação). Anotar a massa usada, com os dados adquiridos calcular o valor da constante da mola (k), dada pela expressão: . No método estático deve-se marcar uma referência (Xo) para depois medir os alongamentos sucessivos correspondentes aos incrementos de massa. Adicionar sucessivamente as massas aferidas e medir a elongação provocada na mola. Para cada massa adicionada estime a valor de k dada pela expressão , onde x é o alongamento correspondente da mola a partir da referencia inicial e P é a forca peso que esta distendendo a mola. Calcule o valor médio de k.
OBJETIVO
O experimento em laboratório teve como objetivo determinar a constante elástica(k) de uma mola (constante de Hooke) do sistema massa-mola, estaticamente e dinamicamente utilizando instrumentos e montagem simples.
Materiais utilizados:
- Suporte: utilizado para prender a régua;
- Régua com gancho: usada para fazer medidas e prender a mola;
- Mola: usada para medir oscilações e elongações;
- Suporte de peso: usado para prender na mola e colocar os pesos;
- Peso cilíndrico: usado para colocar no suporte de peso e medir oscilações;
- Cronômetro: usado para a determinação do período de oscilação.
Resultados: