Constante elástica de molas
O experimento realizado consiste na observação da linearidade e irreversibilidade que são características do processo de deformação elástica de um solido. Foi verificada a deformação produzida em 2 gominhas de borracha, onde a sua elasticidade foi medida através de sistemas que produziram reações químicas e modificações estruturais no objeto analisado. Foi aplicada uma força que tornou o processo de deformação da goma irreversível, permitindo então, a confirmação dos efeitos de não linearidade e irreversibilidade.
Objetivos
Determinar a deformação produzida em gominhas de borracha em função do tempo e em função da força aplicada. Observar a linearidade e irreversibilidade do processo.
Fundamentos Teóricos
Linearidade e irreversibilidade:
A linearidade e a irreversibilidade são características observadas no processo de deformação elástica de um sólido. A linearidade esta relacionada com a proporcionalidade entre a força e a deformação produzida por essa no sólido. A reversibilidade diz respeito ao fato que, aplicada uma força crescente o material se alonga e, em seguida uma força decrescente o sólido volta a situação inicial pelo mesmo caminho, ou seja, por uma mesma curva em um gráfico da força versus alongamento. Considerando as energias envolvidas no processo reversível, o sólido, ao retornar ao seu estado inicial, realiza sobre o agente aplicador da força o mesmo trabalho que este realizou para deformá-lo.
Alguns sistemas não apresentam essas características e, em alguns casos, a dependência entre alongamento e força não é conhecida por uma expressão analítica. O trabalho em sistemas como esses produz deformações mecânicas e pode ser utilizado para promover reações químicas, modificações estruturais, transformações moleculares e aquecimento, etc. Dessa forma, não é permitido que o sistema devolva toda a energia cedida ao agente aplicador da força, o que torna o processo de deformação irreversível.
No caso da deformação de uma gominha podemos