Resumo " o monge e o executivo" - james c. hunter
1724 palavras
7 páginas
É uma história sobre a essência da Liderança. Conta a história de um executivo que tinha uma vida aparentemente equilibrada, em todos os sentidos. Um emprego maravilhoso, uma esposa perfeita, dois filhos, um apartamento na cidade, uma belíssima casa a beira-rio, dois carros novos, uma lancha, jet sky, férias duas vezes por ano, uma poupança considerável, em fim, “tudo” que um homem pode desejar. Até que, um dia, ele desperta para a realidade de que não é bem assim. Sua mulher não está feliz no casamento, seu filho está rebelde, sua filhinha querida está fria com ele, os funcionários da empresa e o time da pequena liga de Beisebol que ele treina estão insatisfeitos. Diante de tudo isso lhe é recomendado que se afaste por alguns dias para tentar refletir e ordenar os seus pensamentos. Ele então acaba indo para um mosteiro cristão, onde durante uma semana é desafiado a refletir sobre a terrível responsabilidade que assumimos quando optamos por nos tornar líderes e sai de lá com lições valiosas.
Liderança: É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum. Liderança é uma habilidade, e uma habilidade é simplesmente uma capacidade adquirida. Então, Liderança - influenciar os outros – é uma habilidade que pode ser aprendida e desenvolvida por alguém que tenha o desejo e pratique as ações adequadas. A segunda palavra-chave da definição é influência. Se liderar é influenciar os outros, como desenvolver essa influência? Como levar as pessoas a fazer o que desejamos? Como receber suas idéias, confiança, criatividade e excelência, que são, por definição, dons voluntários?
Neste contexto surge, então, outro conceito: Autoridade versus Poder. * Poder: é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer. * Autoridade: é a habilidade de levar as pessoas