Resumo o monge e o executivo.
Resumo: O monge e o executivo
O monge e o executivo é a história de um executivo que estava em crise, tanto no trabalho quanto em casa, e resolveu passar um período em um mosteiro onde aprendeu a verdadeira essência sobre a liderança.
John Daily, um homem de negócios bem-sucedido que percebe, que está fracassando como chefe, marido e pai, numa tentativa desesperada de retomar o controle da situação, ele decide participar de um retiro sobre liderança em um mosteiro, comandado pelo frade Leonard Hoffman, um influente empresário americano que abandonou tudo em busca de um novo sentido para a sua vida.
Quando chegou no mosteiro, Jhon se deparou com outros líderes, onde começam uma série de aulas, recheadas de debates, dicas, sugestões e questionamentos, as aulas duraram uma semana, cada um dos seminaristas exercia uma profissão diferente, porem todos atuavam como lideres. Com o passar dos dias todos esporam suas experiências e conhecimentos sobre o assunto, juntamente com os ensinamentos de Simeão. Cada um foi se redescobrindo e mudando suas maneiras de pensar e agir, tanto na sua vida profissional, quanto na pessoal, compreendendo a verdadeira essência da liderança que podemos resumir como: para liderar você precisa primeiro servir. Ao longo dos dias, Jhon vai aprendendo a diminuir o seu ego, á escutar os outros, e ser amigo, vai aprendendo que pra ser respeitado é preciso respeitar e não ao contrário. Passado os sete dias, Jhon, Simeão, e os demais alunos chegam a uma conclusão: A base da liderança não é o poder, e sim a autoridade conquistada com amor.
O livro nos passa a mensagem que devemos saber ouvir as pessoas, saber exercer sua autoridade e não o poder, saber que é necessário agápe ( amor no grego, que significa incondicional), para ser um bom líder, uma boa pessoa.