resumo e resenhas
O filme relata historia de um general do império romano que é braço direito do Rei, mas este rei é assassinado por seu filho que pratica tal ação movido pela ambição e ao sabendo que Maximus, o general, iria ocupar o cargo de administrador de roma no seu lugar. Nesta situação o protagonista sofre uma tentativa de assassinato, mas consegue fugir e vira escravo, é vendido e utilizado em lutas até a morte, nas quais se sai bem, por sua experiência no exercito romano.
O gladiador, denominado assim por não querer ser reconhecido por seus feitos anteriores, é convocado a participar de lutas no coliseu, enfrentamentos estes que são assistidos por boa parte dos romanos, inclusive o imperador (Cômodos) e sua irmã, esta tem um carinho especial pelo guerreiro.
Ele vence as batalhas e tem sua liberdade concedida, mas, No palácio que estava preso, o exército de Cômodos entra e mata seu amigo que havia lhe concedido à liberdade. É preso e levado para o palácio de Cômodos onde é desafiado por ele que trapaceia, machucando-o, antes da luta, a fim de vencê-lo.
Na arena, batalha com Cômodos e o mata. Após o ato diz que libertasse seus homens e tornasse Roma em uma Polis democrática novamente, após o dito, cai morto, é levado pelos soldados, estes que deixam Cômodos lá no coliseu sem nenhum cuidado.
Resenha do filme:
Rafael Marques
Gladiador
O filme mostra um império romano vasto, mas em decadência, por falta de um controle e pela corrupção, que assolava a administração de tal império. Apresenta um senado, que possui poderes, mas tem sua existência ameaçada pelo Imperador, pois este não quer ser regulado, pelos senadores.
A moeda é utilizada no filme na parte da compra dos escravos, mostram um pouco de como era o comércio da época, além de mostrar a prostituição, as festas que ocorriam após as vitórias na guerra e como as batalhas de gladiadores chamavam a atenção da população.
A atração era utilizada pelo imperador como forma