Resumo e analise do Livro: SANDBERG, S. - Faça Acontecer e Filme: A partida
2433 palavras
10 páginas
Trabalhos – Avaliação FinalECO 103 – Gestão de Recursos Humanos
Professor Lázaro G. Rangel
Aluno: Edward Furumoto
RA: 084349
Livro: SANDBERG, S. - Faça Acontecer
Filme: A partida
1.2.1 – Resumo do livro e comentário
Introdução
Interiorizando a revolução
Segundo os comentários da autora, os homens ainda comandam o mundo, em muitos países os direitos civis básicos às mulheres são negados. Estamos em transição, está melhorando, há um aumento da quantidade de mulheres em cargos de poder, de alto escalão, tanto nos governos quanto nas empresas. Mas, essas mulheres, mesmo as com altos cargos, possuem uma remuneração menor que a do homem no mesmo cargo.
As mulheres possuem algumas barreiras que devem transpô-la, que é o fato de priorizar ou dar espaço para a família, o companheiro e filhos, e o medo/receio de enfrentarem a sociedade machista e exigirem seus direitos e igualdade. Devem lutar pelo seu espaço nas empresas, no governo e em toda sociedade.
Um ponto interessante e marcante citado nesta introdução é onde diz que o lendário investidor Warren Buffett afirmou que uma das razões de seu sucesso enorme era que concorria com apenas metade da população, ou seja, concorre somente com os homens.
Capitulo 1 - O abismo nas ambições de liderança: O que você faria se não tivesse medo?
A autora lembra que as mulheres, desde pequenas são incentivadas, influenciadas, educadas a terem uma postura mais submissa, com uma cobrança de serem boa filha, esposa, mãe... que a sociedade valoriza a beleza da mulher e não a sua inteligência. Que ela deve ser “bonita igual a mãe”. Mesmo que tenham muita competência, capacidade, inteligência, todas essas premissas “erradas”, ensinamentos, levam as mulheres terem uma postura de medo, receio de serem criticadas pela sociedade.
Capitulo 2 – Um lugar à mesa
Nesse capitulo a autora foca no quesito de ter confiança. As mulheres são menos autoconfiantes, não possuem a confiança necessária para “dar a cara a tapa”.