Resumo b
Biossugurança são ações para a prevenção ou eliminação de riscos que podem prejudicar a saúde do homem, animais, meio ambiente ou trabalhos desenvolvidos.Existem maneiras seguras ao manejo dos animais porque existe risco tanto para o homem ou animal.
A risco em laboratórios de animais para quem maneja, estando ou não infectados,podendo trazer agentes patogênicos,ou zoonóticos. pessoas no trabalho com esses animais devem ser orientadas do risco.Zoonoses são infecções transmitidas em animais vertebrados e o homem por agentes biológicos patogênicos, esses animais são fontes de infecção, mesmo sem doenças,
Classificação dos animais quanto ao status sanitário.
Através de técnicas na criação e manutenção dos animais que livres de vida associada, vírus, bactérias, fungos protozoários, helmintos, etc, os animais de laboratórios são classificados em gnotobióticos, germ fre, specific patogen free, animais convencionais que estão relacionados ao padrão em que vivem nos biotérios quantos mais eficientes as barreiras sanitárias, menores chances de contaminação dos animais.
Barreiras sanitárias
São imprescindíveis nos biotérios e são mecanismos físico, químicos e biológicos que dificultam ou minimizam os efeitos entre agentes biológicos de risco ao homem e o animal.
Os níveis de biossegurança recomendados no uso de animais infectados
Baixo risco individual e comunitário,moderado risco individual e comunitário podendo causar patologias ao homem ou animal,risco individual elevado,risco comunitário baixo e elevado risco individual e comunitário.
Regras importantes para o trabalho seguro em biotérios de criação e experimentação animal.
Os técnicos, pesquisadores, e todo pessoal de acesso a o biotério, devem ter consciência dos riscos específicos para cada área. No ambiente de trabalho, odores de animais são ofensivos aos seres humanos, odores produzido pela decomposição bacteriana dos