Visão do homem na idade media
Os quatros elementos que caracterizam a Idade Media:
Hierofânica-Idéias que o sagrado se manifesta no cotidiano das pessoas, a força da natureza é referencial de tudo é o sagrado. Todo poder vem de Deus
Simbolismo – Esta é uma sociedade de símbolos é o que faz a correção entre a realidade sob outra forma, nada aquilo que parece ser. E aquilo que faz conexão com Deus. Criado entre o divino e humano.
Belicismos – A luta do bem contra o mal, infiéis, hereges e pagãos.
Contratualismo – deriva do belicismo – acordo de harmonia, pacto com o diabo, inventado pelo medieval. Pacto feudal, harmonia e distribuição de riquezas. Até o século XI o contrualismo vai se difundir a técnica, nos mosteiros os monges se sacrifica para o bem de todos.
O medieval tinha medo do mar, pois achava que o mundo terminava no mar.
Ele soa a criação divina tudo é perfeito, esta imagem representa o simbolismo, harmonia e a criação do mundo. Mentalidade que rege toda aquela sociedade.
No século III as instituição do estado não tem mais valor e se extingue. O Clero se torna um agrupo social a parte, mas ele não podia governa toda igreja, o domínio não é feito a força, mas leva ao entendimento do que é certo e errado. A igreja instituição única, ele queriam dominar porque achavam que estavam, e queriam impor sua verdade, verdade divina. Deus único e absoluto.
O medieval acredita muitos nos santos, a igreja usa os santos para chegar mais perto da humanidade e que eles levam as pessoas mais perto de Deus.
O circulo e a integralidade, os homens criam um mecanismo traga confiança e segurança a ele. A fé era muito desacelerada, não era uma sociedade consumista ou capitalista, a maioria da população não buscava lucro, destruição das riquezas par pessoas mais pobres, para garantir prestigio. A religiosidade se concretizava com peregrinações, cruzadas e etc, decorriam da visão hierofonica do mundo. Pegar em arma para lutar para Deus, a