Resumo A Imagem Da Cidade A2
Paisagismo Praça prof. Augusto Medeiros da
Motta
A IMAGEM DA CIDADE
KEVIN LYNCH
CAPÍTULO 1 - RESUMO
Cleidimar Pereira Felipe
Maria da Conceição Oliveira de Mendonça
Thiago Monteiro Pereira
A Imagem Da Cidade – Kevin Lynch
Capítulo 1 – A imagem do Ambiente
Como obra arquitetônica a cidade é uma construção em grande escala no espaço, só percebida no decorrer dos longos períodos de tempo sendo seu design uma arte temporal. Nada é vivenciado em si mesmo, mas sempre em relação aos seus arredores, às seqüências de elementos, à lembrança de experiências passadas. Cada cidadão tem vastas associações com alguma parte de sua cidade e faz parte desse cenário. A cidade não é apenas um objeto percebido, ela pode ser estável por algum tempo mas está sempre se modificando nos detalhes.
Legibilidade (Clareza)
Ainda que a legibilidade não seja, de modo algum, o único atributo importante de uma bela cidade, é algo que se reveste de uma importância especial quando consideramos os ambientes na escala urbana de dimensão, tempo e complexidade, para que isso seja compreendido devemos levar em consideração a cidade do modo como percebem seus moradores. A necessidade de reconhecer e padronizar nosso ambiente é tão importante e tem raízes profundas no passado, que essa imagem é de enorme importância prática e emocional para o indivíduo. Uma imagem clara nos permite uma locomoção mais rápida e fácil: encontrar a casa de um amigo, um policial, contudo, um ambiente ordenado pode fazer mais do que isso como por exemplo: servir como um sistema de referências. Uma imagem clara do entorno é uma base importante para o desenvolvimento individual. Uma boa imagem ambiental oferece a seu habitante um importante sentimento de segurança emocional, para estabelecer uma relação harmoniosa entre o indivíduo e o mundo à sua volta.
Um ambiente elegível não oferece apenas segurança, mas também reforça a profundidade e a intensidade potenciais da experiência humana.
Legibilidade (Clareza)
As imagens