Resumo A Evolução da sociedade internacional, Adam Watson
Adam Watson
Introdução
Objetivo da pesquisa: contribuir para o entendimento de como funcionam os sistemas de Estados. Entender como a sociedade contemporânea veio a ser o que é hoje, e como pode desenvolver-se no futuro e para isso é preciso ter uma noção de como as sociedades operavam no passado. Quais instituições, pressupostos e códigos de conduta entidades politicas pretéritas tentaram ordenar e regular os sistemas que os uniam.
- “acreditando que o passado não é meramente um prólogo e que o presente não tem o monopólio da verdade, recorremos à experiência histórica”.
- “Um entendimento adequado do passado e do presente também é necessário para que se possa ver o que pode acontecer no futuro e como podemos esperar influenciá-lo”.
° O comitê britânico para a Teoria da Política Internacional
Herbert Butterfield, Martin Wight e Hedley Bull – estudos e trabalhos sobre a natureza dos sistemas de estados.
Obras: Sistemas de Estados – Wight; A sociedade anárquica – Bull;
Sociedades passadas eram ‘realmente’ sistemas de estados?
Estado = Estados soberanos: autoridades politicas independentes que não reconhecem nenhum superior. Para que os estados formem um sistema, cada um deve reconhecer a mesma reivindicação de independência que todos os demais. Nem todos os estados, mas todos os membros do sistema.
-ex: sistema europeu, cidades-estados gregas e os reinos helênicos.
Wight descreveu a sociedade internacional europeia como “uma sucessão de hegemonias”, na qual uma grande potência após a outra tenta transformar o sistema de Estados, ou mesmo aboli-lo.
Capítulo 1 – Propósito e definições
As relações entre as comunidades das outras civilizações eram muito individualizadas e mudavam constantemente.
Perigo dos termos gerais;
Sistema: quando algumas comunidades diversas de pessoas ou entidades políticas estão suficientemente envolvidas umas com as outras.
A organização