RESUMO - A ESCRAVA ISAURA
Autor: Bernardo Guimarães
Isaura nasceu na fazenda do Comendador e logo que veio ao mundo, sua mãe morreu e ela ficou sozinha na fazenda. Alguns anos se passaram e o Comendador foi embora da fazenda e a deixou para seu filho, Leôncio que faria de Isaura sua escrava mais querida. Algum tempo se passou e Isaura cresceu, branca e linda.
Malvina, que era mulher de Leôncio, amava Isaura e a fez sua escrava pessoal.
Tudo na fazenda ia bem, até que dois cavaleiros chegaram: um deles era Leôncio e o outro era Henrique, que viria a ser irmão de Malvina. Logo após chegar, Henrique viu Isaura e foi falar com ela, melhor dizendo, foi paquera-la mas Isaura, sem querer, deixou escapar que Leôncio também a paquerava, assim Henrique ficou furioso e foi contar para Malvina que também ficou furiosa e mandou Leôncio escolher entre ela e Isaura.. Leôncio não soube escolher e Malvina foi embora. Algumas horas depois, Leôncio mandou Isaura para a senzala e foi dormir.
Algumas horas se passaram e Miguel - pai de Isaura -, apareceu e fez com que ela aceitasse ir para Recife, fugindo de Leôncio.
Lá estavam Isaura e seu pai em Recife, aonde se disfarçaram com outros nomes: Isaura era Elvira e Miguel de Miguel mesmo. Tudo estava correndo bem até que Isaura conheceu Álvaro e os dois se apaixonaram e começaram a dançar, até que o insuportável do Martinho - que era o maior fofoqueiro da cidade - apareceu e contou que Elvira era Isaura e que ela era fugitiva, mas Martinho continuou falando e Isaura e Álvaro fugiram para a casa dele.
Após alguns dias, um homem apareceu na casa de Álvaro buscando Isaura e estava acompanhado de dois oficiais da Justiça, o que impediu Álvaro de fazer algo além de perguntar quem ele era e assim Álvaro fez: pediu ao homem quem ele era e este respondeu que era Leôncio (o maior pesadelo de Álvaro viria a se tornar realidade) e no mesmo momento, pegou Isaura e retornou para a fazenda para cumprir com seus objetivos de humilhar