resumo a cartomante
Introdução
Vilela, Camilo e Rita; três nomes, uma aventura, e nenhuma explicação de origens. Vamos a ela. Os dois primeiros eram amigos de infância. Vilela seguiu a carreira de magistrado. Camilo entrou no funcionalismo. Vilela em 1869 voltou a província, onde se casou com Rita; abandonou a magistratura e abriu um escritório de advogados. Pouco depois morreu a mãe de Camilo e nesse desastre, os dois mostraram ser grandes amigos dele. Vilela cuidou do enterro, e do inventario; Rita tratou especialmente de seu coração e ninguém o faria melhor.
A Carta
Um certo dia porém, recebeu Camilo uma carta, que dizia que ele era imoral e pérfido e o caso que estava tendo Rita todos sabiam. Camilo com medo resolveu desviara s suspeitas e começou a rarear as visitas a casa de Vilela. Este notou as ausências de Camilo que respondeu que o motivo era uma paixão frívola de rapaz.
A Cartomante
Foi por esse tempo de Rita, desconfiada e com medo, correu a cartomante para consulta-la sobre a verdadeira causa da atitude de Camilo. A cartomante restitui-lhe a confiança e que o rapaz a repreendeu-a por ter feito o que fez.
A desconfiança
Depois de não aparecer mais cartas anônimas; Vilela começou a desconfiar. Rita percebeu e foi dizer para Camilo voltar a fazer visita há casa deles e conversar com Vilela e talvez descobrir algum segredo.
O bilhete
Vilela enviou um bilhete a Camilo com a seguinte frase “Vem já, já a nossa casa; preciso-lhe falar-te sem demora”. Camilo logo ficou preocupado, chamou para leva-lo até casa de Vilela, pelo caminho acabou indo a casa da cartomante para fazer uma consulta; a cartomante logo o tranquilizou e na hora do pagamento acabou se surpreendendo pois Camilo lhe pagou com uma quantia muito acima do normal.
Final
Camilo logo mais tranquilo tratou de seguir a casa de Vilela; chegando lá entrou pelo portão do jardim, ao se aproximar da porta a mesma estava aberta ao entrar, Vilela o chama para um cômodo onde Camilo vê Rita