Resumo voce tem cultura
Referência bibliográfica: MATTA, Roberto da. Você tem cultura. Rio de Janeiro. Jornal da Embratel,1981.
Roberto Da Matta, pesquisador e professor de Antropologia Social do Museu Nacional da Quinta da Boa Vista. É autor dos livros: Ensaios de Antropologia Estrutural (Editora Vozes), Um Mundo Dividido (Editora Vozes), O Inverso do Carnaval (Edições Pinakotheke), Carnavais, Malandros e Heróis (Zahar Editores) e relativizando: Uma introdução a Antropologia Social (Editora Vozes). É autor de inúmeros artigos publicados em revistas especializadas nacionais e internacionais. Foi visitante da Universidade de Winsconsin, Madison (Estados Unidos) e na Universidade de Cambridge (Inglaterra).
No texto, o autor mostra dois sentidos da palavra cultura, sendo um na visão popular e outro na ótica antropológica. Para isso ele apresenta dois exemplos: o primeiro era “Maria não tinha cultura, era ignorante dos fatos básicos da política, economia e literatura”; já no segundo exemplo ele fala sobre “a cultura dos índios Apinayé de Goiás “, que ele havia estudado.
No primeiro exemplo, o de Maria, a palavra cultura serve para apontar o nível de escolaridade, quantidade de leitura, quantos idiomas a pessoa falar, entendimento de arte, entre outros apontamentos para determinada pessoa. Com esse julgamento o autor defende que cultura pode até se confundir com inteligência. Ao mesmo passo que, essas colocações incorretas das pessoas acabam servindo como armas opressoras, gerando desta maneira diversos tipos preconceitos sendo eles: social, racial, de gênero, etc.Com isso é muito comum ouvirmos diversas pessoas falando como “ os pretos não tem cultura”, “pobre não sabe de nada”, etc.
Já no segundo exemplo, cultura na visão antropológica é vista como não apenas um referente que marca uma hierarquia, mas também outras características da forma de viver. O autor demonstra que cultura não é algo que vem somente de dentro de nós,