T Picos De Computa O E Inform Tica
Arquitetura do Windows 7
Com suporte a processadores de arquiteturas de 32bits e 64bits o Windows seven ainda possui uma vasta compatibilidade de drivers e aplicações ainda herdados do Vista. Uma diferença bem notável no Windows 7 é sua nova interface de interação com o usuário conhecida como Aero Shake, Aero Peek e Aero Snpas..
Gerenciamento de Processos
A política de escalonamento desse sistema operacional se baseia em threads, o escalonador utiliza múltiplas filas (preemptivo por prioridades e por tempo), cada thread possui uma prioridade e um tempo (time-slice) máximo de execução associado.
Gerencia de Memória
A respeito do gerenciamento de memória o Windows 7, usa a alocação dinâmica, nela os objetos podem ser alocados dinamicamente podendo ser criados e liberados a qualquer momento, em qualquer ordem.
Gerenciamento de Arquivos e Dispositivos
O principal objetivo do software gerenciador de E/S é padronizar ao máximo o acesso e controle dos dispositivos, permitindo a inserção de novos dispositivos no sistema computacional sem a necessidade de um outro software auxiliar. Isso se torna uma tarefa bastante complicada devido à grande variedade, complexidade e particularidades dos dispositivos periféricos encontrados.
Arquitetura Linux
O Linux é um núcleo monolítico: as funções do núcleo (escalonamento de processos, gerenciamento de memória, operações de entrada/saída, acesso ao sistema de arquivos) são executadas no espaço de núcleo. Uma característica do núcleo Linux é que algumas das funções (drivers de dispositivos, suporte à rede, sistema de arquivos, por exemplo) podem ser compiladas e executadas como módulos (em inglês: LKM - loadable kernel modules), que são bibliotecas compiladas separadamente da parte principal do núcleo e pode ser carregadas e descarregadas após o núcleo estar em execução.
Gerenciamento de Processos
O Linux é um programa monotarefa, mas com time shared (tempo de execução