resumo uma verdade incoveniente
FILME: Uma verdade inconveniente
Neste documentário o ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore apresenta uma análise da questão do aquecimento global, e mostra os mitos e equívocos existentes em torno do tema e também possíveis saídas para que o planeta não passe por uma catástrofe climática nas próximas décadas.
O filme também nos mostra o quanto a atmosfera terrestre é fina, e o quanto ela é essencial para o nosso planeta, a questão é que com a elevada emissão de dióxido de carbono a sua espessura tem vindo a aumentar, assim, Havendo uma maior espessura da camada da atmosfera, esses raios ficam retidos na mesma, fazendo mais calor. Por estas razões, há um aquecimento global que tem várias consequências: De gelo das calotas polares, subida do nível médio das águas do mar e à alteração da temperatura da água em todo o planeta.
O filme apresenta dados estatísticos que comprovam que calotas polares estão derretendo, o nível dos oceanos está subindo e o clima vem apresentando mudanças drásticas. Isso tudo resulta em fenômenos como furacões, enchentes, seca, praga de insetos e epidemias.
Com frequência, os meios de comunicação social anunciam que, numa determinada parte do Mundo ocorreu um sismo, uma cheia ou uma seca que foi responsável por grandes perdas materiais e de vidas humanas. Além de existirem vários métodos de verificar como o aquecimento global está causando, um bom exemplo é o sistema de submarino que mede a espessura do gelo, conforme décadas foram passando o gelo está cada vez mais fino. O gelo na verdade é o que reflete a luz solar de volta, e se não houver mais gelo, a luz solar atingirá diretamente a terra ocasionando mais calor ou mesmo retenção. Por exemplo, um urso polar que irá se afogar por não haver mais gelo o aquecimento na terra traz escassez de alimentos, catástrofes, inundações e retenção de óxido de carbono aumentando a temperatura. Para mudar a grande jogada