RESUMO FILME UMA VERDADE MAIS QUE INCOVENIENTE
“Meat the Truth" (Carne, a Verdade) é um documentário feito em 2008, pelo "partido pelos animais" da Holanda. Na apresentação do documentário em formato de palestra, é posto em pauta questões como que consumir produtos de origem animal, contribui drasticamente para o aquecimento global. É ressaltado entre os piores agentes causadores do efeito estufa a produção de metano, e óxido nitroso por parte dos bovinos sendo este um dos fatores que mais contribuem para o aquecimento global.
Apresentado pela Deputada Marianne Thiemer o documentário apresenta diversos dados, estudos e depoimentos no que se diz respeito ao aquecimento global, realizados pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) dentre outras instituições, interliga diretamente as causas do aquecimento global a indústria pecuária e seus consumidores, representando 18% do total de gases emitidos causadores do efeito estufa, a atividade pecuária consome um terço do total de combustíveis fósseis produzidos no mundo. Apresenta durante a exibição toda a explicação de como é feita a criação e o abate de porcos, galinhas e os bois nas modernas “fazendas” que deixaram o estilo de produção de “fazenda familiar” e passaram a visar o lucro que não leva em consideração o bem estar animal, tornando frequente o uso de antibióticos e remédios que combatem o estresse para os animais que são criados sobre pressão constante durante toda a vida.
São apresentados percentuais de consumo de carne no mundo, proporcional a estimativa de crescimento da população mundial e os seus efeitos no aquecimento global. Traz consigo causas para uma reflexão no assunto de consumir carne e os derivados animais e apresenta a alternativa de se para de comer derivados de animais, foco na carne e também todos os benefícios pessoal e para o planeta. Contendo também a explicação de como é feita a criação e o abate de