Resumo do Filme uma Verdade incoveniente
O filme “Uma verdade inconveniente” documenta um dos principais problemas enfrentados pela população mundial atualmente, que é o Aquecimento Global.
Esse documentário, é na verdade uma palestra ministrada pelo ambientalista e político Al Gore, que concorreu ás eleições para a presidência dos Estados Unidos, mas não obteve êxito. O documentário foi dirigido por Davis Guggenheim e lançado em 2006, chegou também a concorrer ao Oscar.
Nele, Al Gore apresenta as drásticas mudanças de temperaturas sofridas pela terra ao longo dos últimos anos, o derretimento das calotas polares, secas, furacões cada vez mais devastadores, enchentes e as suas consequências apocalípticas.
Ele retrata fatos ocorridos ao longo de sua vida pessoal e profissional e também apresenta soluções para amenizar e até reverter certos casos. Pois uma de suas mensagens é simples: “... se não fizermos nada agora, teremos que encarar terríveis resultados”, que em sua maioria foram previsíveis. O filme teve bastante repercussão e reforçou várias vertentes direcionadas ao meio-ambiente que exercem influência no meio sociopolítico.
Os dados mostrados no filme não deixam mentir que o planeta está sim sofrendo mudanças radicais no seu ciclo natural. Isso se deve as atitudes dos seres humanos para com a terra. Os céticos dizem que o aquecimento global é uma farsa, pois o planeta passa naturalmente por períodos alternados de aquecimento e de esfriamento e que estamos na época do aquecimento. De certa forma concordo com a opinião dos céticos, de que o planeta está passando por um período de aquecimento, porém o homem está provocando a aceleração desse processo natural de forma exacerbada, e não respeitando os limites dos recursos naturais, que estão aí para serem usados com inteligência e consciência, por sua vez os seres humanos têm de sobra e parece se nega a usar.