Resumo transtornos não orgânicosde sono cid 10
741 palavras
3 páginas
Transtornos não orgânicos de sono F51: Este grupo de transtornos inclui:
Dissonias: primeiramente psicogênicas na qual á preocupação é com a quantidade e qualidade do sono, decorrentes de causas emocionais como insônia ,hipersonia e transtorno do sono ciclo vigília.
Parassonias: eventos episódicos anormais que ocorrem durante o sono na infância esta ligado ao desenvolvimento infantil e no adulto é predominantemente psicogênico.
Em muitos casos a perturbação do sono é um dos sintomas de outro transtorno mental ou físico.
F51.0:Insonia não- orgânica
Insônia esta relacionada com a quantidade e qualidade do sono, que persiste por um período considerável de tempo a dificuldade de adormecer é a queixa predominante seguida da dificuldade de permanecer dormindo e um precoce despertar final as vezes há relatos de combinação dessas queixas. Desenvolve tipicamente em períodos de stress e tende a prevalecer em idosos ,mulheres, pessoas psicologicamente perturbadas ou em dificuldades financeiras. Quando o paciente vivencia esse transtorno tende a ter medo da falta de sono criando um circulo vicioso que só aumenta seu problema.
Diretrizes diagnósticas:
Dificuldade de adormecer e permanecer dormindo. Ocorrem 3 vezes por semana durante 1 mês. Preocupação com a falta de sono. Qualidade do sono insatisfatória que interfere no funcionamento social e ocupacional. É preciso uma analise rigorosa quanto a queixa a fim de verificar se esta ligado a outros sintomas psiquiátricos.
F51. 1:Hipersonia não –orgânica:
Hipersonia é definida como uma condição de sonolência diurna excessiva, ataques de sono, há uma frequência evidente de base psicopatológica.
Diretrizes diagnósticas: Sonolência diurno excessiva de sono, não explicados por uma quantidade inadequada de sono. Ocorrendo por mais de 1 mês diariamente e causando interferência social e ocupacional. Ausência de sintomas auxiliares de narcolepsia ou de evidencia clinica de apneia. O diagnostico de hipersonia