Resumo trabalho formal e informal
(resumo)
Neste texto venho destacar duas grandes formalidades que esta vinculada na sociedade trabalhista. O emprego formal e o emprego informal.
De acordo com o IBGE o emprego informal esta perdendo especo crescente para o processo formal, com carteira assinada e outras vantagens. Segundo o instituto, no mês.
De abril, o emprego formal cresceu 3,1% em comparação com abril do ano passado.
Em relação ao trabalho informal houve queda de 5,8%.Há uma redução expressiva no contingente de trabalhadores sem carteira. É a informalidade saindo em cena. O trabalho formal é no BRASIL, o trabalho com benefícios e carteira profissional assinada que garante todos os direitos trabalhista. No caso dos donos das empresas, chamados de empresários, essa remuneração é o lucro. Os donos têm poder para determinar o futuro da empresa. Esse poder chamado de PODER ECONOMICO, será tanto maior quanto maior for a empresa. Os trabalhadores que tem registro em carteira e seus direitos trabalhista garantidos, recolhem uma taxa para a aposentadoria, ou as pessoas que mesmo trabalhando por conta própria,recolhem determinadas taxas, e desenvolvem atividades que se referem ao trabalho e as atividades econômicas. Já o trabalho informal é o trabalho sem vínculos ou benefícios fornecidos por uma empresa, sem carteira assinada, renda fixa e férias pagas. O problema do Brasil nesse campo é que a lei trabalhista é uma lei única tanto para uma méga empresa tanto para uma microempresa. O trabalho informal esta destruindo a nossa sociedade, pois não traz uma boa visão socioeconômica para a sociedade em