Vitamina c
Todas as vitaminas são importantes e indispensáveis para manter a saúde em dia, porém quando falamos de vitamina C, essa possui uma atenção especial. Os benefícios:
Redução dos sintomas da gripe e combate ao estresse são algumas das vantagens.
Sua principal função é proteger contra a baixa imunidade, criando anticorpos no organismo, criando uma muralha contra vírus e bactérias. Também protege contra doenças cardiovasculares, de visão, envelhecimento da pele e o escorbuto, uma doença fatal que provoca inchaço, dores nas articulações, hemorragias nas gengivas e feridas que não cicatrizam. Prejuízos do excesso de vitamina C :
O consumo de vitamina C deve ser equilibrado, pois o excesso pode causar diarreia, distúrbios gastrointestinais, formação de cálculo renal e aumento da excreção de ácido úrico. Sendo assim pessoas que possuem gota, pedras nos rins ou doenças renais precisam controlar o consumo de vitamina C e devem ser acompanhadas por profissionais de saúde.
A sua porção indicada por dia é de 90mg para homens e 75mg para mulheres. A carência de vitamina C pode causar :
A deficiência de vitamina C também pode ser um problema, os sintomas incluem: cabelos fracos e quebradiços, fraqueza muscular, anemia, gengivites, falta de apetite, confusão mental e inchaço nas articulações. O sintoma mais conhecido é o escorbuto que atualmente é uma doença muito rara, porém uma alimentação sem ingestão de verduras e frutas frescas pode causar esta doença. Fontes de vitamina C:
As frutas e os vegetais folhosos são as principais fontes de vitamina C, como também de outras vitaminas, por isso não podem faltar na alimentação diária.
Inclua alguns alimentos ricos em Vitamina C na sua alimentação, como: acerola, kiwi, couve-flor, brócolis, pimentão vermelho, batata, laranja, limão, maracujá, abacaxi, salsa, morango, maracujá, espinafre, melão, tomate e em alguns suplementos.