Resumo Tipos de textos, modos de leitura
O livro começa abordando a história do conceito de leitura e de sua prática, mostrando que, desde os primórdios da sociedade, esta já exercia um certo controle no ato de leitura.
Elucida as especificidades e diferenças nos processos de produção e recepção de diferentes textos, em seus diversos gêneros, suportes e pactos de leitura. E mostra a importância de instrumentar os alunos com estes conhecimentos para se tornarem leitores críticos.
São propostos modos de interpretação de diversos textos em diferentes gêneros e suportes, bem como suas comparações. Apresenta-nos alguns gêneros de textos e suas influências no modo de leitura.
Ao contrário de manuais e métodos prontos de leitura que sirvam de modelo único para a leitura de todo e qualquer texto, o que o livro nos oferece são propostas e sugestões de leitura, considerando as diferenças entre os textos em seus diversos suportes e gêneros.
I - PENSANDO A LEITURA
História de um conceito
Existem vários conceitos da palavra leitura em dicionários e enciclopédias. Mas, vale à pena analisarmos a etimologia da palavra ler, do latim, legere, que pode ajudar-nos a clarear seu significado e conceito.
Numa primeira instância, ler significa enumerar as letras, que seria o processo de decodificação, decorrente da alfabetização. Numa segunda, significa colher, ou seja, apreender uma idéia e o sentido principal do texto. E numa terceira, que se vincula ao verbo roubar, que seria além da apreensão da idéia do autor, um acréscimo de novas idéias e sentidos, a partir do original.
Como vimos, a palavra carrega significações que precisam de várias análises sucessivas e diversas. Nessas análises, a leitura passa concomitantemente por alguns processos:
a) Uma teoria do conhecimento, está relacionada com o menor ou maior poder do autor e leitor na atribuição de sentidos ao texto.
b) Uma psicologia/psicanálise, que envolvem estados psíquicos como emoções, conscientes ou inconscientes que