trabalhos
5.1 Elaboração do Plano de emergência contra incêndio
5.1.1 Para a elaboração de um Plano de emergência contra incêndio é necessário realizar uma análise preliminar dos riscos de incêndio, buscando identificá-los, relacioná-los e representá-los em Planta de risco de incêndio.
5.1.2 Conforme o nível dos riscos de incêndio existentes, o levantamento prévio e o plano de emergência devem ser elaborados por engenheiros, técnicos ou especialistas em gerenciamento de emergências.
5.1.3 O profissional habilitado deve realizar uma análise dos riscos da edificação com o objetivo de minimizar e/ou eliminar todos os riscos existentes, recomendando-se a utilização de métodos consagrados tais como: What if, Check list, HAZOP, Árvore de Falhas, Diagrama Lógico de Falhas.
5.1.4 O Plano de emergência contra incêndio deve contemplar, no mínimo, as informações detalhadas da edificação e os procedimentos básicos de emergência em caso de incêndio.
5.1.5 As informações da edificação devem contemplar os seguintes aspectos: (ver anexos B e C)
5.1.5.1 localização (urbana, rural, características da vizinhança, distâncias de outras edificações e/ou riscos, distância da unidade do Corpo de Bombeiros, existência de Plano de Auxilio Mutuo (PAM));
5.1.5.2 construção (alvenaria, concreto, metálica, madeira etc);
5.1.5.3 ocupação (industrial, comercial, residencial, escolar etc);
5.1.5.4 população total e por setor, área e andar (fixa, flutuante, características, cultura etc);
5.1.5.5 característica de funcionamento (horários e turnos de trabalho e os dias e horários fora do expediente);
5.1.5.6 pessoas portadoras de necessidades especiais;
5.1.5.7 riscos específicos inerentes à atividade;
5.1.5.8 recursos humanos (brigada de incêndio, brigadas profissionais, grupos de apoio etc) e materiais existentes (saídas de emergência, sistema de hidrantes, chuveiros automáticos, sistema de detecção de incêndio, sistema de espuma