Resumo Tim
MCCULLOUGH, Collen. Tim. Tradução de Wilma Freitas Ronald de Carvalho. Edição integral. São Paulo: Círculo do Livro S.A., 1974. 255p. Título original: “Tim”.
2. CREDENCIAIS DO AUTOR
Collen McCullough nasceu em Wellington, na Nova Gales do Sul, Austrália, em 1930, e passou doze anos num convento de Sydney. Licenciada em Medicina pela Universidade de Sydney, ganhou a vida como bibliotecária e jornalista antes de tornar-se neurofisiologista. Em 1963, viajou para a Inglaterra, onde trabalhou por quatro anos em hospitais ingleses até ser convidada para a Escola de Medicina Interna da Universidade de Yale, na qualidade de pesquisadora adjunta. Enquanto trabalhava ela começou a escrever, publicando pela primeira vez em 1974.
Como resultado do sucesso, ela deixou sua profissão para se dedicar exclusivamente à escrita estabelecendo residência em Norfolk Island,uma pequena cidade da costa leste da Austrália, sem poluição, sem telefone e sem televisão: um lugar ideal para esta escritora solitária.
Astronomia, xadrez, fotografia, bordado e viagens são alguns dos passatempos preferidos desta mulher que emprega de treze a quatorze horas por dia em seu trabalho como escritora profissional.
3. PERPECTIVA TEÓRICA DA OBRA
Tim foi romance de estreia da neurofisiologista McCullough escrito em Yale durante a noite, nas suas poucas horas de folga.
Ambientado num bairro de classe média de Sydney, narra a angustiante e delicada história de uma relação vivida entre uma mulher de quarentona bem-sucedida e um rapaz portador de retardo mental de vinte e cinco anos.
4. BREVE SÍNTESE DA OBRA
O livro é formado de vinte e oito capítulos que retratam uma inesquecível história de dois seres humanos que superam todas as barreiras em busca do amor.
O primeiro capítulo relata que Harry Markham, Jim Irvine, Mick Devine, Henry e Tim Melville eram operários da construção e reformavam um bangalô localizado no subúrbio de Artarmon, que pertencia à Mrs. Emily