Resumo castelo ra-tim-bum
Transmitido pela TV Cultura, o programa Castelo Rá-Tim-Bum foi um trabalho de cultura brasileira que fez muito sucesso. Por ter uma abordagem pedagógica, o programa tinha uma pegada de ensino sem se esquecer da descontração e do humor, adjetivos que atraia seu público-alvo infanto-juvenil. O programa foi criado em 1994 e deixou de ser produzido em 1997 mas como foi um excelente projeto a repercussão dele ainda corre nos dias de hoje. Castelo Rá-Tim-Bum é considerado um dos melhores produtos audiovisuais da história da televisão brasileira, marcando uma audiência maior de qualquer outro programa educativo da TV Cultura.
O programa fala sobre um castelo construído no meio de uma grande cidade, onde moram os feiticeiros Dr. Victor e Morgana, seu sobrinho Nino e alguns seres falantes engraçados como a cobra Celeste, o Gato Pintado, a criatura Mau, o Ratinho e vários outros. A história é sobre o Nino, um aprendiz de feiticeiro de 300 anos de idade que tem três amigos, o Zeca, o Pedro e a Biba. Essa turma se encontra todas as tardes, para aventuras e diversões. Rodeado de mistério e magia, o castelo abriga seus moradores que sempre têm histórias inusitadas que ensinam alguma lição.
Para entrar no castelo tem que passar pelo Porteiro, um robô que é responsável por guardar e cuidar do castelo, deixando entrar somente pessoas que saibam desvendar seus enigmas ou sigam suas instruções malucas. Os personagens que moram no castelo tem seus devidos lugares, cada um com seus afazeres e suas histórias entrelaçadas. Nesse enredo também tem o Dr. Abobrinha, o vilão que é apaixonado pelo castelo e tenta fazer dele sua propriedade um dia.
O MIS apresenta a mostra Castelo Rá-Tim-Bum – A exposição, homenageando o programa que completa 20 anos do início de sua veiculação. A exposição é bem dividida, tem objetos de cenas, fotografias, figurinos dos personagens e trechos do programa, assim como depoimentos gravados pelos atores do elenco