Resumo: Textos sobre Educação e Ensino / Karl Marx e Friedrich Engels
Centro de Humanidades
Departamento de Filosofia
Disciplina: Filosofia da Educação II
Profª.: Marta
Aluno: José Vanucci Evaristo Vieira
Resumo: Textos sobre Educação e Ensino / Karl Marx e Friedrich Engels / Campinas, SP: Navegando, 2011.
O texto trata de uma discussão na Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT) sobre reuniões do conselho geral sobre os rumos da Educação acerca das dificuldades no sistema de ensino e se este deveria ser publico ou privado. Marx ao analisar o exemplo de Educação dos Estados Unidos se posiciona sobre o controle do Estado na educação e seu posicionamento ideológico no conteúdo educacional pelo partido ou pela uma classe. A analise parte das seguintes observações no decorrer do texto.
Sobre a formação politécnica no entendimento dos escritores proletários, deveriam compensar inconvenientes que surgem a partir da divisão do trabalho, situação está que impossibilita um conhecimento aprofundado de seu oficio. Também é levantado que o patrimônio da igreja deve ser utilizado para o uso coletivo dos trabalhadores.
As escolas elementares e as superiores devem está isentas de disciplinas que permitem uma intepretação de partido ou classe. Nas escolas é recomendável que somente se ensine disciplinas impassível de interpretadões ideológicas, pois as matérias que estão sucetiveis a conclusões diferentes não devem fazer parte do currículo escolar.
No texto fica claro a recusa de qualquer interferência politica-ideologicas na escola, seja qual sua origem. Marx defendia um ensino livre de interesses ideológicos, com a educação publica e gratuita que também fosse livre e laica.
O papel do Estado sobre a educação seria reduzido, caberia somente o controle do governo na forma de fiscal. O governo nomearia fiscais com o dever de fiscalizar, fazendo com que a lei fosse respeitada, contudo sem o direito de fazer intervenções diretamente no ensino.
No texto se destaca o posicionamento do