Resumo Texto: Risco, Vulnerabilidade e Infância: Algumas Aproximações
CARLOS EDUARDO LOPES - RA 8098921792
ATIVIDADE
Politicas Públicas de Saúde
SANTO ANDRÉ
2014
Resumo Texto: Risco, Vulnerabilidade e Infância: Algumas Aproximações
O Inicio do texto, nos mostra o conceito de “risco”, vindo da época feudal e que seria uma forma de se conectar com o futuro. Prever um suposto fato ou evento no futuro. Ou de uma maneira mais “social”, que seriam os fatos objetivos e a visão subjetiva da vontade do que será ganho ou perdido.
Em 1999, Beck nos traz o conceito “sociedade de risco”, que consiste no pensamento de que a ciência e a tecnologia são os principais responsáveis pelos riscos atuais, nos colocando a pensar nos atos de hoje e no que pode acontecer e as conseqüências no futuro e gestão das populações.
Disserta sobre a Psiquiatria na Europa, que ganha força com o conceito não só de racionalidade médica aos problemas da mente, mas como uma forma de fazer uma gestão dos perigos eminentes a sociedade. Neste momento as noções de acidente, risco e responsabilidade social são estudadas e chegam a conclusão de que os “riscos” poderiam ser totalmente evitados e gerenciados com antecedência.
O texto começa a falar sobre o risco na infância, e traça contrapontos entre infância pobre e infância perigosa. Que a partir daí, juntamente com o ECA, será definido que a situação socioeconômica seria fundamental para compreendermos as condições de emergência da infância em situação de risco. Cabe ao estado criar politicas publicas aceitáveis e executáveis, para amenizar os danos futuros sobre esse grupo de risco. Com a criação do ECA, ficam mais definidos também, todos os parâmetros do que pode ser feito hoje para suprir os danos futuros da infância no Brasil e de uma forma mais pontual, individuo por individuo, que no caso seria criança por criança. A Noção de risco possibilita neutralizar a ideia do perigo, a partir da vigia antecipada. Mas deu-se inicio ao