Resumo Texto Por que a Diversidade faz bem
Desde o século passado tem havido um enorme esforço da Antropologia em demonstrar a unidade humana foi descoberto a origem de duas posições sobre a interpretação da natureza da cultura: a que sustentava a relatividade e a que sustentava a universalidade.
Os relativistas extremados sustentavam que cada cultura era única e, portanto deveria ser analisada segundo sua próprias categorias.
Denominamos relativismos cultural, valores, instituições, padrões e costumes que contribuem para sobrevivência da espécie e para integridade de cada grupo social.
Se a igualdade humana ainda é um objetivo a ser perseguido, desde os anos 1970 vivemos um novo contexto cultural e ideológico, em que se amplia a consciência da diversidade humana de fato e tem se buscado dessa uma diversidade também de direito, hoje falamos mais em “multiculturalismo” e “pluralidade cultural” e menos em diferenças culturais. A identidade cultural é um dos requisitos para acesso a cidadania consolidados pela língua, pela tradições culturais e pelos valores comuns.
No multiculturalismo almejam a construção de uma sociedade