Filosofia: Antropologia e ética
O que é, afinal, LIBERDADE?
Podemos dizer como liberdade, o poder de escolha dos indivíduos em cima do seu atos e em cima das suas escolhas. É o desejo que cada pessoa tem dentro de si, é sentir liberdade de executar suas vontades e desejos.
Quais são, em sua opinião, os LIMITES do nosso LIVRE-ARBÍTRIO?
O livre-arbítrio é o poder de ir e vir que cada ser humano tem perante ao mundo. Cada um possui as suas escolhas e tem liberdade sobre elas. Porém, esse a liberdade de escolha não é plena quando tratamos de uma sociedade, que possui regras a serem seguidas. Essas regras se tornam importantes quando queremos tratar de um bom convívio entre as pessoas.
O que significa, conforme KANT, agir segundo uma máxima tal que se possa, ao mesmo tempo, querer que ela se torne uma lei universal?
Segundo Kant, todos os comportamentos humanos devem ser guiados por um principio fundamental que é reduzido da moralidade. Todos as pessoas devem agir conforme um principio onde deveriam pautar todas as ações, para terem assim, suas ações consideradas. Todos devem seguir conforme a máxima universal.
Em sua opinião, a observância das normas ÉTICAS se dá pela convicção do agente ou é uma questão de CONVENIÊNCIA social? Explique sua resposta.
Acredito que a observância das normas éticas se dá pela convicção do agente, o homem é o responsável por discernir o que é bom e o que é ruim. Ele define as atitudes éticas e não-éticas. Mas, não po demos deixar de ver a convivência entre os indivíduos onde o homem começa a aprender com seus próprios erros, começa a perceber que para um bom convívio no meio de uma sociedade, a palavra ética é essencial. O homem começa então a perceber que suas escolhas vão interferir diretamente no meio em que vive.
Por que o COMPORTAMENTO do INDIVÍDUDO NARCISISTA e do HOMEM CORDIAL são considerados como inadequados socialmente, segundo os PARÂMETROS (valores e princípios) MORAIS?
O homem deve ter sempre a