Resumo Texto Lombroso - Direito
-Violadores: olhos salientes e fisionomia delicada com lábios a pálpebras volumosas
-Pederastas e incendiários: cabelos longos e frisados com uma aparência feminina
-Homicidas: cicatrizes no corpo, olha virado, frio, imóvel, maxilar marcado, orelhas longas, cabelos crespos e escuros, lábios finos e tatuagens
-Falsários e escroques: semblante pálido, olhos muito abertos ou muito pequenos, nariz torto, perda de cabelos
Em geral, muitos criminosos têm orelhas de abano, cabelos abundantes, barba escassa, sinos frontais e maxilares enormes, queixo quadrado e saliente, zigomas largos, os gestos frequentes, em suma, um ripo aproximado do mongol, às vezes, do negro.
Então o autor começa a citar nomes de criminosos famosos e descrever suas características.
Depois disso, ele apresenta os resultados de suas pesquisas ao comparar 500 pessoas honestas com 500 criminosos da região do Piemonte. Ele estuda o cabelo, a íris, o estrabismo, a orelha, o nariz, os dentes e as partes genitais dos criminosos.
“Os cabelos negros e os castanhos são mais frequentes entre os criminosos, enquanto os louros são inferiores de um terço — 13 a 33. O máximo de cabelos negros encontra-se entre os incendiários e os ladrões; o mínimo, entre os violadores. O máximo de castanhos nos é dado pelos desocupados, pelos agressores, pelos ladrões de estradas. Os louros não se encontram em maioria senão entre violadores e escroques. Os ruivos (apesar do que dizem os provérbios) são muito pouco frequentes.”
Ele alega que muitas das pessoas que cometem crimes têm certa infantilidade tanto física como intelectual. Em relação à parte física, a falta de desenvolvimento corpóreo é causada por diversos fatores entre eles o alcoolismo precoce, o trabalho em oficinas e permanência em lugares