Resumo - Texto Anomia
Ideia Geral de Anomia
Anomia significa inexistência de norma e domina uma das maneiras de encarar os fenômenos da Patologia Social. Sob a idéia geral de anomia se agrupam diversas interpretações dos fenômenos do comportamento anormal explicado a partir do relacionamentoo entre o cumprimento das normas de conduta social e o seu descomprimento.
Conceitos de Anomia
A expressão anomia abarca uma certa ambigüidade e imprecisão. Buscando conceituar tal expressão Robert Bierstedt definiu três diferentes conceitos de anomia.
No primeiro, a expressão refere-se a desorganização pessoal que resulta em um indivíduo desorientado e apartado da lei. O conflito é, portanto, acerca do individuo.
No segundo conceito, a expressão refere-se as situações sociais nas quais as normas estão em conflito e os indivíduos encontram dificuldades em seus esforços para se conformar às exigências contraditórias. Nesse sentido, há um conflito das normas
Por fim, na terceira situação, em casos limítrofes não contem normas é por isso que anomia, nesse sentido, é aquilo que é contrário a sociedade, como a anarquia é contrária do governo. O conflito que se insere nessa idéia é que na ausência de normas há uma contradição na própria sociedade. Ou seja, domina, portanto, a inexistência, ou ineficiência, das normas sociais.
Estudos de Durkheim sobre anomia:
Ao analisar as conseqüências patológicas da divisão do trabalho social, introduz (antes mesmo de Merton fazer importantes considerações sobre) o vocábulo e a idéia de anomia. De modo que constatou que conforme aumenta a complexidade social e a divisão do trabalho, há maior dificuldade de coordenar esforços dos indivíduos e dos grupos, no entanto, há declínio solidariedade social. E também constata que ocorre também uma exasperação das situações de conflito entre as classes. Houve ineficiente inteiração, estreita, e contínua na sociedade