resumo teoricos de marketing
Foi descoberto e estudado primeiramente por Theodore Levitt. Ele percebeu que as organizações que passam por este processo perdiam o seu foco de negócio, visando apenas o seu produto. As organizações de sucesso, actualmente, são aquelas que têm como foco principal seus clientes.
Por esse motivo, grande parte das organizações teve que passar por um processo de reconstrução reorganização, pois não estavam definindo correctamente seu ramo de negócio, criando uma satisfação ilusória.
Jerome McCarthy: é um autor norte-americano criador dos "quatro P's": Produto, Preço, Praça e Promoção, que compõem o "Composto de Marketing". O conceito foi depois popularizado por Philip Kotler.
Jay Conrad Levinson: é o autor do conceito de marketing de guerrilha.
Ao nível publicitário, onde Levinson desenvolveu grande parte da sua carreira profissional, o grande destaque do seu trabalho vai para a campanha desenvolvida para a Marlboro, que se baseou na criação do "homem Marlboro", e que, juntamente com outro conjunto de acções concertadas como a estratégia do marketing de guerrilha.
Na sua essência, ele defende que empresas de pequeno e médio porte podem e devem competir no mercado com as grandes companhias. A única diferença é que, tal como os guerrilheiros, devem usar armas mais eficazes a combater os "exércitos convencionais". Essas armas devem basear-se na critividade e na inovação. O que permitiu àquela empresa passar em poucos anos de uma posição de quase insignificância no mercado norte-americano para a liderança absoluta a